Notícia

DIA DO CONTABILISTA - Contabilista à brasileira
Data da postagem: 26-04-2013

 

Dia 25 de abril é o Dia do Contabilista. Para quem ainda se pergunta se esse é o bacharel ou o técnico, a resposta é: “ambos”. Ele é o profissional de contabilidade. E, se há um ano em que essa comemoração merece distinção, estamos nele. Não apenas porque 2013 é o Ano da Contabilidade no Brasil, mas por ser parte de um dos períodos, desde 2008, mais transformadores com que a atividade já se deparou no País. 
 
Só para citar algumas das principais mudanças, chegamos ao prazo limite para adoção das normas internacionais nas demonstrações financeiras (IFRS) e espera-se que o poder público comece a por em prática as normas internacionais específicas do setor (IPSAS). O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é uma realidade irreversível e se anuncia a obrigatoriedade de escrituração digital também para as empresas com apuração do lucro pelo Simples Nacional. Esta perspectiva inicialmente é para o ano de 2016.
 
O fato é que a contabilidade no Brasil vive hoje o desafio de concretizar as inúmeras medidas que, nas últimas décadas, vêm sendo cozidas no fogo lento da necessidade de assegurar transparência à gestão dos negócios públicos e privados.
 
Nesse cenário dinâmico – e temperado por complexidades fiscais e legais menos tensas em outros Países –, o centro do palco pertence ao profissional de contabilidade que souber deixar no passado o papel de simples retratista do caixa para se tornar um agente de gestão. Mais do que nunca, a contabilidade tornou-se uma área estratégica, da qual se espera análises e subsídios para diagnósticos rápidos de erros, acertos, adequação de controles e conformidade legal de transações e processos. [...]

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726