A descoberta de um novo golpe, desenvolvido por cibercriminosos brasileiros, exige atenção e cuidado dos consumidores e, principalmente, dos comerciantes.
O golpe consiste em um programa malicioso (malware) capaz de detectar quando uma transação será via aproximação. Eles então bloqueiam essa tentativa, gerando uma falsa mensagem de erro na tela, obrigando os consumidores a inserirem o cartão de crédito na máquina. A partir daí, os dados do comprador podem ser capturados e usados em outras compras.
Confira aqui algumas dicas de como se proteger na hora de fazer suas compras usando o cartão.
Caso receber a mensagem de erro no pagamento por aproximação, o consumidor não deve inserir o cartão físico. De acordo com especialistas, o pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, portanto o ideal é tentar novamente em outra máquina.
Se a mensagem de erro persistir na outra máquina, ainda assim não inserir o cartão. Neste caso procurar alternativas de pagamento como o PIX ou dinheiro.
Não é comum a máquina de cartão exibir mensagens pedindo para que o cliente insira o cartão em caso de erro na operação. Suspeite e não dê continuidade à compra caso isso ocorra.
Sempre verifique o comprovante de pagamento. Ative no aplicativo do banco a opção para receber uma notificação sempre que uma compra for realizada em seu cartão.