Notícia

CADASTRO - NIS (Número de Identificação Social)
Data da postagem: 04-07-2014

Com a publicação da Circular CAIXA nº 659/14 (DOU de 03/07/2014) foram alterados os procedimentos pertinentes ao cadastramento de trabalhadores no Cadastro NIS, estabelecidos pela Circular CAIXA nº 574/12.

Assim, considerando a implantação de mais uma forma de cadastramento de pessoas no Cadastro NIS (Número de Identificação Social), por meio do Conectividade Social (CNS), faz-se necessário alterar o processo atual de cadastramento dos trabalhadores.

Ressalta-se, que deve ser cadastrado o trabalhador, vinculado à empresa privada ou cooperativa, enquadrado em uma das seguintes categorias:

-empregado - assim definido pela legislação trabalhista, inclusive o vinculado a repartição oficial estrangeira, desde que seu contrato de trabalho seja regido pela legislação trabalhista brasileira;

-empregado de cartório não oficializado;

-empregado doméstico - cadastrado pelo empregador com registro CEI (Cadastro Específico do INSS), para o recolhimento e pagamento dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e concessão do Seguro-Desemprego;

-pescador artesanal - cadastrado para efeito de concessão do benefício Seguro-Desemprego e Plano de Formação e Valorização do Pescador;

-trabalhador avulso - cadastrado pelo sindicato da categoria;

-trabalhador rural.

O Cadastramento do trabalhador pode ser feito:

a) On-line (Acesso direto da Empresa ao Cadastro NIS): o cadastramento on-line é realizado pela empresa, por meio de acesso direto a aplicação da CAIXA.

As instruções para o acesso direto a aplicação podem ser capturadas no sitio da CAIXA http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp

b) ou Em lote (pelo uso do Conectividade Social - CNS): o cadastramento em lote é realizado pelo envio de arquivo por meio do Conectividade Social (CNS), no layout padrão definido pela CAIXA, sendo que o processamento ocorre em até D+2 da data de recebimento do arquivo pela CAIXA.

Após o processamento, a CAIXA devolve à empresa o número da inscrição localizada ou atribuída, por meio de arquivo retorno.

As instruções para construção e envio de arquivo para localização e atribuição podem ser capturadas no sítio da CAIXA http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/index.asp.

Destaca-se também na Circular CAIXA nº 659/14, que o Documento de Cadastramento do NIS (DCN) poderá ser utilizado como documento de cadastramento até 31/10/2014.

Após essa data o cadastramento somente será possível pelo uso das alternativas disciplinadas pela Circular CAIXA nº 659/14.

Por fim, a Circular CAIXA nº 659/14 entrou em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), ou seja, 03/07/2014

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726