Notícia

Saiba como declarar no IR bens doados ou herdados
Data da postagem: 10-04-2018
Como deverá ser informada a doação de bens imóveis com cláusula de usufruto?
 
O doador deverá informar o bem dado em doação na ficha "Bens e Direitos", elencando o nome e CPF do beneficiário da doação. Deverá, ainda, indicar na coluna “Discriminação” que permaneceu com o usufruto do bem sem a indicação de valores nas colunas "Situação em 31/12/2016" e "Situação em 31/12/2017". Também deverá informar, na ficha “Doações Efetuadas” - código 81, nome, CPF do beneficiário e o valor do bem.
 
Já o donatário deverá informar em sua declaração, na ficha “Bens e Direitos”, o imóvel recebido em doação, colocando no campo “Discriminação” o nome e CPF do doador. Por fim, também deverá informar na ficha correspondente aos "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", linha 14, o valor do bem.
 
 
Como declarar bens móveis (inclusive dinheiro) e imóveis recebidos por herança?
 
Os valores dos bens móveis e imóveis, recebidos por herança, estão isentos de tributação, devendo ser informados na linha 14 da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Também devem ser informados de forma discriminada na ficha “Bens e Direitos”.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726