Notícia

CONSULTORES E O DILEMA DO MEI: ENTENDA AS RESTRIÇÕES E ALTERNATIVAS
Data da postagem: 22-08-2023

 

Consultores que consideram a opção de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) podem precisar reavaliar seus planos. O status de consultoria enfrenta restrições específicas que tornam essa categoria inadequada para suas atividades profissionais. A incompatibilidade entre o MEI e o campo de consultoria levanta questões sobre as opções disponíveis para esses especialistas que desejam formalizar seus negócios.

O MEI foi criado para apoiar pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos, oferecendo uma forma simplificada de pagar impostos e contribuir para a Previdência Social. No entanto, a consultoria é uma atividade que geralmente requer um alto nível de especialização e conhecimento técnico, tornando-a mais complexa do que as atividades geralmente cobertas pelo MEI.

Para um consultor, as opções mais viáveis são abrir uma Microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP), dependendo do seu faturamento anual estimado. O regime tributário mais apropriado é o Simples Nacional, que simplifica o pagamento de impostos federais, estaduais e municipais.

Ou seja, para um consultor o MEI não é a melhor opção devido à complexidade e especialização envolvidas em atividades de consultoria. É importante consultar especialistas para escolher a estrutura jurídica e o regime tributário que melhor atendam às necessidades do interessado, evitando complicações fiscais e jurídicas.

Escolher o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correto é crucial.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726