Notícia

GOVERNO OFERECE DESCONTO DE ATÉ 50% PARA MICROEMPREENDEDORES QUITAREM DÍVIDAS EM ATRASO 
Data da postagem: 10-01-2024
O governo brasileiro revelou na segunda-feira (8) novas diretrizes para a renegociação de dívidas com a União, introduzindo descontos expressivos de até 50% e opções de parcelamento estendidas até 60 vezes. Essa iniciativa se estende aos microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. 
 
Os descontos vão abranger a totalidade da dívida, incluindo o principal e componentes acessórios, como juros, multas e encargos legais. Para ser elegível, o microempreendedor deve possuir débitos com mais de um ano de inscrição na dívida ativa da União, com um montante consolidado de até 60 salários mínimos (equivalente a R$ 84.720). 
 
Esta medida está inserida em um programa abrangente denominado "Transações por Adesão 2024". Além da oferta de descontos de até 70% para dívidas limitadas a R$ 45 milhões, este programa mais amplo concentra os abatimentos exclusivamente em juros, multas e encargos legais, exigindo o pagamento integral do principal da dívida. 
 
Diferenciando-se da modalidade geral de negociação, os MEIs não terão a capacidade de pagamento considerada na análise para concessão do desconto. O prazo de adesão estende-se até 30 de abril de 2024, com a possibilidade de prorrogação. 
 
O desconto será aplicado com base no prazo escolhido para o pagamento, refletindo a eficiência da administração pública em resolver débitos menores prontamente, evitando procrastinação.  
 
Os contribuintes já podem realizar simulações e iniciar a negociação através do portal Regularize, oferecido pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. A avaliação é automática, e a conclusão da negociação, com valores e descontos definitivos, leva em média menos de seis minutos, proporcionando eficiência ao contribuinte. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726