Notícia

MEI: AUMENTO DO DAS PODE AUMENTAR INADIMPLÊNCIA NA CATEGORIA, QUE JÁ CHEGA A 48% DOS CNPJs
Data da postagem: 18-05-2023

 

A vigência dos novos valores das guias mensais do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que agora variam de R$ 67,00 a R$ 164,40 (no caso de caminhoneiros) para os Microempreendedores Individuais (MEI) , dependendo da atividade exercida, trouxe à tona a grandeza de um problema que pode acarretar na perda de benefícios para uma parcela considerável da categoria a inadimplência.

Segundo levantamento feito pela MaisMei, plataforma especializada na abertura e gestão de MEIs, cerca de 48% dos CNPJs cadastrados na base de usuários ativos no Brasil estão com pagamento atrasados, algo próximo a 744.125 microempresas. A amostragem considerou toda a base cadastral da empresa, que conta com mais de 1,6 milhão de usuários.

Entre os benefícios que o MEI recebe pela categoria estão: aposentadoria (por idade e por invalidez, no valor do salário-mínimo), auxílio-doença e salário-maternidade.

Outros problemas relacionados à inadimplência do MEI são o impedimento de emissão de notas fiscais e da realização de operações comerciais, e até mesmo ter as contas bancárias em nome da empresa bloqueadas.

Considerando que as notas fiscais passarão a ser obrigatórias para alguns MEIs já em setembro, a inadimplência pode se traduzir em falta de clientes e de serviços.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726