Notícia

SIMPLES - Universalização inclui mais 200 atividades
Data da postagem: 29-04-2014

A Câmara dos Deputados deve votar hoje o Projeto de Lei Complementar 221/12, que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Dentre outras modificações, o texto regulamenta a substituição tributária e universaliza o Simples Nacional. Atualmente, nem todas as micro e pequenas empresas - que têm faturamento máximo de R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano, respectivamente - podem ser enquadradas no Simples pela natureza de suas atividades, especialmente as prestadoras de serviço. Com a aprovação da nova lei, o critério passaria a ser unicamente de receita.

O modelo tributário do Simples Nacional unifica oito impostos em um único boleto e reduz em até 40% a carga tributária das empresas. Dentre as atividades impedidas de acessar o benefício estão: assessoria ou gestão de crédito; transporte intermunicipal e interestadual de passageiros; geração, transmissão, distribuição ou comercialização de energia elétrica; importação e fabricação de automóveis e motocicletas; importação de combustíveis; produção ou venda no atacado de bebidas e cigarros; atividade intelectual; intermediação de negócios; cessão ou locação de mão de obra; e consultoria em geral.

Segundo o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 200 atividades seriam beneficiadas com a ampliação. [...]

Dentre os benefícios para as empresas inclusas no Simples, destaca-se o tratamento diferenciado em fiscalizações federais, a redução de custas judiciais e da carga tributária, além do acesso a linhas de crédito exclusivas. A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) realizou um estudo que mostra que não haverá queda na arrecadação de tributos, um dos receios da Receita Federal com a ampliação do Simples.

[...] Caso o PLP seja aprovado na Câmara e no Senado Federal, seguirá para sanção da Presidência da República e, depois, para regulamentação da Receita Federal. [...]

Impostos

Outro benefício para os micro e pequenos empresários, previsto no PLP 221/12, seria a impossibilidade de serem incluídos nos regimes estaduais de substituição tributária. Atualmente, esse é um recurso aplicado por muitas Secretarias de Fazenda, inclusive do Paraná, e prevê que o empresário pague o ICMS antes da venda da mercadoria.

O Simples Nacional unifica o recolhimento dos seguintes impostos: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Contribuição Previdenciária, Contribuição para o PIS/Pasep, Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviços (ICMS).

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726