Notícia

O que fazer quando você não consegue mais pagar as parcelas do financiamento ou quando o recurso emprestado está causando mais problemas do que solução
Data da postagem: 06-04-2017
Investimento
A gestão financeira é fundamental para o negócio que quer virar o jogo. Veja dicas e ferramentas para empresas que têm dívidas e dificuldades financeiras.
Você, como empresário, já deve ter ouvido que, antes de pegar um empréstimo, é fundamental verificar a real necessidade e fazer um bom planejamento para garantir o uso dos recursos de forma otimizada, certo? Essa orientação está corretíssima e deve ser observada.
 
Mas o que fazer quando o empréstimo já foi contraído e a empresa está com dificuldade de colocar o pagamento em dia? O que fazer quando o recurso captado está causando mais problemas do que solução? O que fazer quando os impostos estão atrasados? O que fazer quando a receita não é suficiente para cobrir as despesas mensais e as dívidas estão aumentando? É hora de renegociar.
 
Renegocie suas dívidas
 
Débitos Tributários
Impostos atrasados impedem a emissão de certidões negativas e limita a competitividade da empresa.
 
Se for esse o seu caso, você poderá se beneficiar da Lei 155/2016, sancionada em 27/10/2016, que permite o parcelamento de débitos tributários em até 120 meses, caso a renegociação seja solicitada dentro do prazo estabelecido pela legislação. Fique atento para não perder essa oportunidade.
 
Fornecedores 
Os fornecedores são fundamentais para que uma empresa consiga manter os estoques no limite ideal e possa oferecer serviços com qualidade. Quando um elo da cadeia produtiva não vai bem, isso acaba afetando todos os demais. Por isso, o seu fornecedor tem interesse que a sua empresa continue competitiva.
 
Numa boa conversa com ele, você pode negociar mais prazos para pagamento, conseguir eliminar a cobrança de multas e reduzir juros, além de assegurar a possibilidade de efetuar novas compras de insumos/matéria-prima ou produtos para repor o estoque.
 
Aluguel 
Se a empresa funciona em imóvel de terceiros e o aluguel está atraso, a melhor alternativa é abrir o diálogo com o locador. Lembre-se que é importante para ele que o imóvel esteja alugado.
 
Você pode pedir um prazo maior sem multas, um período de carência ou um desconto temporário no valor do valor contratado, pelo menos no período de maior sufoco. 
 
Dívidas Bancárias 
Dívidas bancárias em atraso provocam altos juros e travam o crédito da empresa. Numa situação dessa, a empresa precisa falar com o gerente do banco para renegociar os empréstimos atrasados ou encontrar uma forma de capitalizar a empresa com recursos menos onerosos, como acontece com o uso de cheque especial, por exemplo.
 
A principal dica para a empresa que está endividada é: não deixe a dívida crescer, pois o problema tende a aumentar de forma exponencial, tornando-se uma grande ameaça para a própria existência do negócio.
 
Quem tem problemas financeiros não consegue evoluir. E, para recuperar o caminho do crescimento, é preciso verificar a natureza da dívida, checar o motivo da falta de recursos para, então, negociar a dívida com o credor da empresa.
 
Quer saber como fazer tudo isso? Baixe a cartilha Entendendo e Renegociando suas Dívidas (em PDF) e coloque em prática esse ensinamentos.
 
Além disso, participe da palestra Dívida Boa, Dívida Ruim que ajuda o empreendedor a compreender as suas dívidas e percebe como traçar um plano para uma boa renegociação com os credores. Essa palestra conta com uma consultoria para elaboração de uma planilha de controle financeiro da empresa, com orientação específica sobre o tratamento das suas dívidas. Consulte a agenda do seu Estado.  
 
Financiamentos do Fampe
Caso o seu financiamento conte com a garantia complementar do Fundo de Aval às Micro e pequenas Empresas (Fampe) e você precise renegociar, é necessário seguir um procedimento com algumas características específicas para regularizar a sua situação junto às instituições financeiras conveniadas.
 
 
Evite superendividamento
 
Geralmente, quando o empresário de uma pequena empresa pensa em captar mais dinheiro para o negócio, empréstimo é a primeira palavra que vem à mente.
 
Mas você, que empreende, já pensou que reestruturar a empresa e cortar gastos pode representar um grande diferencial nos seus custos finais, evitando a necessidade de contratação de empréstimos?
 
Já pensou, também, que a sua empresa pode receber aportes de investidores? E não pense que os investidores estão interessados apenas em negócios que já estão mais consolidados: há grande interesse pelos negócios que estão começando também.
 
Convidamos você a assistir as dicas e orientações do especialista em educação financeira, Fábio Moraes. Neste Papo de Negócios, você vai saber mais sobre como sair de uma situação de superendividamento.
Fonte: Sebrae

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726