Empreendedores dos setores de indústria e comércio devem implantar, até o próximo dia 15, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ferramenta de auxílio no controle de informações tributárias do negócio. Para esclarecer dúvidas relativas ao tema, o Sebrae do Rio Grande do Norte realizou esta semana palestras em Mossoró e também previa capacitação ontem em Assú e região e no próximo dia 17 em Natal.
A gestão eletrônica dos tributos do negócio por parte dos fiscos das unidades federadas e da Receita Federal, além a rapidez em validações fiscais e redução na burocracia estão entre os principais benefícios do Sped.
Valores
A implantação do sistema substitui o antigo livro de entradas e saídas da empresa, mas, diferente deste, que apresenta apenas os valores, também contará com a descrição dos produtos comercializados. [...]
Em outras palavras, o Sped encurta o tempo gasto com validações fiscais, escrituração e conferência de documentos, garantindo processos empresariais transparentes e com alto grau de acerto.
As empresas passam a faturar mais rápido, com mais controle gerencial e menos complicação burocrática, e os fiscos terão acesso às informações em tempo real. Isto facilita a vida de empresário e de governo.