Já está disponível para download a nova versão do App Viajantes da Receita Federal, na qual os viajantes terão acesso ao módulo da forma "embarcada" da e-DBV, ou seja, na qual a declaração de bens poderá ser preenchida, em smartphones ou tablets, sem a necessidade de conexão com a internet. Desta forma, por exemplo, os passageiros poderão preencher os dados da declaração e calcular o imposto devido durante o voo. A conexão com internet será necessária apenas na hora de transmitir a declaração à Receita.
A nova versão já pode ser baixada gratuitamente nas lojas virtuais Google Play (dispositivos Android) e App Store (dispositivos Apple). Dentre as funcionalidades do novo App destacam-se:
Atualização dos vídeos informativos (regras de bagagem e Guia e-DBV);
Inclusão de serviço de perguntas e respostas sobre tratamento de bagagem;
Inclusão de serviço de consulta ao status de uma e-DBV transmitida;
Versão em português e inglês. Em breve, disponível também em espanhol e francês.
A Receita ressalta que a utilização do referido aplicativo pelos viajantes não implica em nenhuma modificação nos procedimentos relativos ao registro e fiscalização da declaração.
Aplicativos da Receita
A iniciativa da nova versão do App Viajantes é mais um investimento da Receita Federal na utilização da tecnologia para reduzir a burocracia e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes. Hoje já estão disponíveis outros aplicativos: App Carnê-Leão, App CNPJ, App Pessoa Física, App Importador e o m-IRPF.
Mais informações podem ser consultadas na página
http://www.receita.fazenda.gov.br/AutomaticoSRFsinot/2014/05/06/2014_05_06_19_24_27_82048450.html