Notícia

BC libera informações financeiras para empresas pela internet
Data da postagem: 16-05-2016
Pessoas jurídicas podem extrair relatórios sobre os próprios dados de forma segura, pela internet
 
O acesso ao Registrato - Extrato do Registro de Informações no Banco Central, disponibilizado até agora para pessoas físicas, foi ampliado para empresas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16/05) pelo diretor de Fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, na abertura da Semana Nacional de Educação Financeira, na sede da instituição, em Brasília.
 
De acordo com o BC, o sistema agora permite que pessoas jurídicas também extraiam relatórios sobre suas informações financeiras de forma segura e rápida, pela internet, sem precisar se deslocar às representações do banco.
 
As empresas poderão utilizar o Registrato para obter informações sobre  seus relacionamentos com instituições financeiras presentes no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e sobre suas operações de crédito, por meio do Sistema de Informações de Crédito (SCR).
 
Lançado em novembro de 2014, o Registrato é um dos principais sistemas de atendimento ao público do BC e permitiu que o volume de relatórios entregues aos cidadãos evoluísse de 30,3 mil em 2013 para 157,7 mil relatórios em 2015 e 63,2 mil este ano, até abril. A nova página do Registrato pode ser acessada neste link.
 
A 3ª Semana Nacional de Educação Financeira ocorre até o dia 22 de maio com centenas de iniciativas de educação financeira gratuitas em todo o país. Com o evento, o BC pretende promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), instituída em 2010 como política de Estado, de caráter permanente, para contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e consciente.
 
Segundo Meirelles, a inclusão financeira adequeda da população contribui para a redução da pobreza e para o fortalecimento da atividade econômica.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726