Notícia

MINISTÉRIO DA SAÚDE ATUALIZA LISTA DE DOENÇAS DO TRABALHO E INCLUI COVID-19, DOENÇAS MENTAIS E OUTROS TIPOS DE CÂNCER 
Data da postagem: 06-12-2023
O Ministério da Saúde incluiu novos diagnósticos na lista de doenças relacionadas ao trabalho na última semana com objetivo auxiliar no diagnóstico das doenças, além de facilitar o estudo da relação entre o adoecimento e o trabalho. A lista atualizada passa a valer após 30 dias da publicação da portaria. 
 
As novas doenças foram apontadas pelo ministério como responsáveis por danos à integridade física ou mental do trabalhador e o número de diagnósticos incluídos passou de 187 para 347, quase o dobro da última listagem. 
 
Agora, integram a lista de doenças do trabalho diagnósticos como a Covid-19, doenças de saúde mental como ansiedade e depressão, distúrbios músculo-esqueléticos e amplia a lista de cânceres. 
 
Assim como o abuso de álcool pelas condições de trabalho já constava na lista, o governo ainda reconheceu que o uso de determinadas drogas pode ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral. 
 
A novidade foi anunciada pelo governo durante a 11ª edição do Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, o ‘Renastão’, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de novembro. 
 
Para atender essas doenças, o governo deverá planejar medidas assistenciais e de vigilância para evitar essas doenças em locais de trabalho, proporcionando ambientes mais seguros e saudáveis. 
 
As mudanças também permitirão maior fiscalização dos auditores fiscais do trabalho, protegem o trabalhador e favorecem o acesso aos benefícios previdenciários em caso de necessidade em decorrência de alguma dessas doenças. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726