DECLARAÇÃO DE IR - Receita lança Declaração de IR para aplicativos móveis
O Secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Barreto, concedeu entrevista coletiva na segunda-feira (01/04) para falar do lançamento da m-IRPF, uma nova forma de apresentação da declaração de imposto de renda por meio de tablets e smartfones.
A facilidade está disponível para uma parte dos contribuintes e somente para dispositivos móveis com sistemas operacionais android e iOS. De acordo como o Secretário Barreto, "mais de 5 milhões de contribuintes estão aptos a usar o novo aplicativo."
Ele lembrou ainda que a Receita lançou um vídeo ilustrativo para estimular a utilização da novidade: http://www.youtube.com/tvreceitafederal [...]
Rascunho
[...] As informações serão armazenadas em servidor de dados específico (nuvem) fora do dispositivo móvel. Para salvar o rascunho será necessário criar uma palavra-chave, que é de inteira responsabilidade do declarante. A perda da palavra-chave significa a perda do rascunho da declaração. Após a transmissão da declaração o rascunho é eliminado e a palavra-chave perde seu efeito.
Transmissão
A transmissão da declaração pelo m-IRPF é um procedimento bastante simples. Não há necessidade de instalação de nenhum outro programa. [...] Há possibilidade de visualizar o resultado tanto utilizando o desconto simplificado como com as deduções legais. [...]
[...] ...nos dispositivos com sistema operacional IOS (Apple) não é possível o salvamento automático dos arquivos transmitidos. Assim, é necessário que o próprio usuário execute alguns procedimentos para armazenamento da declaração e do recibo.