A partir do dia 25 de setembro, o acesso robotizado à plataforma do Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) será limitado.
Com a mudança, cada contribuinte poderá ter no máximo 15 sessões abertas no e-CAC, sendo que cada sessão será equivalente a um acesso entre dois dispositivos diferentes como celulares, computadores ou tablets.
A consequência dessa medida vem do limite de acesso robotizado na plataforma gov.br a partir da mesma data.
O objetivo dessa mudança é amenizar problemas de indisponibilidade dos mais de 4 mil serviços oferecidos pelo governo federal na plataforma.
Vale lembrar que o serviço se trata de um portal eletrônico que permite o contribuinte e a Receita Federal se comunicarem diretamente, sendo possível solicitar dados, praticar atos e cumprir obrigações de forma ágil e simples.
Segundo a autarquia, a medida não irá atingir aqueles contribuintes que utilizam o recurso de maneira racional, e sim os que não utilizam o portal de moderadamente.
Após o anúncio da medida, houve um descontentamento, principalmente em contadores e servidores que trabalham diretamente com o auxílio da inteligência artificial (IA).