Notícia

RECEITA FEDERAL E UNIFAL FIRMAM PARCERIA PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS AGROQUÍMICOS EM POÇOS DE CALDAS
Data da postagem: 16-02-2023

A Universidade Federal de Alfenas - Unifal em parceria com a Receita Federal implantará uma unidade de tratamento de resíduos agroquímicos (UTRA) no campus da Unifal em Poços de Caldas. O objetivo do projeto é destinar os pesticidas apreendidos pelo órgão de forma sustentável.

O projeto desenvolverá soluções para o destino final dos pesticidas apreendidos para uso irregular. Esse é um problema real e de difícil solução não só para o país, mas em todo o mundo.

Na UTRA, serão aplicadas diferentes tecnologias ambientais aos compostos agrotóxicos, conhecidos como pesticidas. O projeto possibilita o tratamento do resíduo para retornar ao meio ambiente em formas menos tóxicas e com redução de custos e impactos. Também desenvolve pesquisas, buscando novas possibilidades para descartar ou reutilizar os compostos em estudo. É uma oportunidade para aplicar e desenvolver tecnologias, que normalmente são realizadas em laboratório, em maior escala.

A previsão de início das atividades da UTRA é julho de 2023, com prazo de execução de três anos. O primeiro composto a ser estudado seria o paraquate, uma das principais substâncias proibidas apreendidas pela Receita Federal. Desde janeiro as instituições estão trabalhando para viabilizar a parceria.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726