Notícia

CFC DIVULGA ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA NA CLASSE CONTÁBIL
Data da postagem: 09-08-2023

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou, na segunda-feira (7), o estudo de caso sobre os impactos da Reforma Tributária em empresas de serviços contábeis. O documento foi elaborado pelo Grupo de Estudo da Reforma Tributária, composto por especialistas da autarquia.

O relatório tem o objetivo de esclarecer de forma técnica os reflexos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 45-A, de 2019, que foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 7 de julho de 2023. A análise foi baseada na metodologia desenvolvida pelo contador e professor Fellipe Guerra, e adaptada pelo Grupo com base no estudo de caso do Município de Aracaju/SE.

No estudo foi evidenciado que existe uma expectativa com a implementação da reforma tributária de criar um sistema mais transparente, justo e simples.

O documento desenvolve, de forma exemplificativa, os reflexos da aplicação da Reforma Tributária para as empresas prestadoras de serviços contábeis, levantando questões ainda não esclarecidas sobre a elevação na carga tributária para os escritórios. O estudo alerta ainda sobre possível aumento da informalidade ou a redução significativa da geração de empregos.

Na análise estão expostos os principais pontos ainda indeterminados e de grande impacto para a classe contábil como a indefinição quanto às alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); a dependência de normas infraconstitucionais; a ausência de estudos de impacto econômico e social; a ausência de sistemática de controle para evitar aumento de carga tributária; entre outros.

O CFC reforça a importância de um debate aberto e participativo sobre a Reforma Tributária que possa garantir mudanças significativas e que atendam às necessidades dos contribuintes, das empresas e da sociedade em geral.

Para ler o estudo de caso na íntegra, acesse o documento no portal do CFC.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726