Notícia

PESQUISA DO IBGE MOSTRA FAVORECIMENTO DE MICROEMPREENDEDORES
Data da postagem: 17-06-2015

O número de empreendedores no Brasil chega a 24,4% da força de trabalho ocupada, o que corresponde a 23.125.469 pessoas, segundo Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses, 21.873.189 são clientes potenciais para o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, com renda até R$ 10 mil mensais.

Os dados foram divulgados hoje (16) durante apresentação de resultados do projeto de pesquisa Microcrédito Produtivo Orientado: Inovações de Tecnologia Social e Aperfeiçoamento de Política, resultado da cooperação técnica do Ministério do Trabalho e Emprego com a Universidade de Brasília.

O estudo aponta que há maior concentração, entre 50% dos empreendedores urbanos mais ricos, no recorte de clientes potenciais, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul do país. A maioria formada por pessoas do sexo masculino. Por outro lado, as mulheres têm nível médio de escolaridade maior e são mais jovens. A prática de conceder maior volume de crédito e renda de trabalho, todavia, ainda favorece mais aos homens, relativamente.

As principais operações de oferta de produtos microfinanceiros, na maioria das instituições pesquisadas, constituem oferta de capital de giro (84%), crédito para investimento individual (77%) e crédito para investimento e capital misto (63%).

O parcelamento de pagamentos, para 96% das instituições, é feito mensalmente, e 50% delas ainda usam o boleto como forma de cobrança. Considerando apenas as novas tecnologias, 47% das instituições responderam que utilizam telefone celular, 13% usam débito e crédito automático em conta corrente, 8% acessam a internet e 3% optam por outras tecnologias, como o tablet.

O estudo aponta como medidas de aprimoramento: mais articulação entre o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda com a política de microcrédito; mais estímulo a postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para desenvolvimento de ações no âmbito do programa de microcrédito; criação de programas estaduais de microcrédito orientado e melhor articulação na parceria entre prefeituras e o Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda nas políticas de atividade de microcrédito.

Os dados fornecidos representam informações cedidas por 118 das 497 instituições que operavam o programa de microcrédito orientado, devidamente cadastradas no Ministério do Trabalho e Emprego no segundo semestre de 2014, período da coleta e data de referência dos resultados apresentados.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726