IMPOSTO DEVIDO - Ainda dá tempo para doar o imposto devido
Ainda há tempo para doar parte do imposto devido a entidades sociais. Uma portaria publicada no fim do mês também vai dar ao contribuinte mais opções de fundos para quem doar. O decreto permitiu que novas entidades se cadastrassem na Secretaria de Direitos Humanos da Pre¬sidência da República – em 2012, 900 entidades podiam ser escolhidas, mas quando começaram as declarações deste ano menos de 200 estavam aptas a receber doações. O número de entidades recadastradas ainda não foi divulgado.
Com isso, quem não doou ao longo do ano pode aproveitar uma das principais novidades deste ano e doar direto no programa. Até 30 de abril, mesmo prazo para o acerto de contas com o Leão, contribuintes podem destinar até 3% do Imposto de renda para fundos beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Essa Opção só será permitida ao contribuinte que não abateu doações durante o ano dentro do limite global de 6%. Ao optar pela doação, o programa vai emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser pago até 30 de abril. [...]
Fique atento
Veja como declarar diretamente no software da Receita e como informar doação feita durante o ano:
Doações feitas ao longo do ano
Busque entidades cadastradas junto à Receita Federal. Ao fazer o depósito em conta bancária o contribuinte recebe um recibo que deve ser declarado na opções “Pagamentos e Doações”, no programa da Receita. O limite para doação é de 6% – ou seja, se o contribuinte tiver R$ 1 mil em imposto, pode destinar R$ 60 para entidades sociais.
Doações no programa do IR
Ao declarar o recibo das doações às entidades ao longo do ano, o sistema avisa ao contribuinte que ainda há “margem” para doação. Neste caso, o contribuinte opta por um fundo e o programa gera uma Darf, que deve ser paga, integralmente, até o dia 30 de abril.
[...]