Notícia

RECEITA ESTADUAL TEM NOVO AMBIENTE PARA AUTORIZAÇÃO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS DAS EMPRESAS
Data da postagem: 04-05-2015

A partir das melhorias permanentes no atendimento aos contribuintes, a Receita Estadual informa que está disponível no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br) uma nova infraestrutura tecnológica para autorização de notas fiscais eletrônicas e outros documentos fiscais eletrônicos. Para garantir maior estabilidade e segurança nas operações, o novo ambiente está instalado em dois locais distintos, que permanecem sempre ativos simultaneamente atendendo às empresas emissoras dos documentos, em uma configuração denominada 'cluster geográfico'.

Segundo o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos, cada um destes ambientes, além de possuir capacidade de atender sozinho a demanda de todas as empresas, é capaz de suportar o crescimento projetado para o volume da emissão de notas eletrônicas. "Com isso, as empresas contarão com um altíssimo nível de disponibilidade, capaz de suportar problemas técnicos sem afetar suas operações, assim como teremos melhor tempo de resposta nos processos de emissão de Documentos Fiscais Eletrônicos", frisou ele.

O que as empresas devem fazer para usufruírem das vantagens do novo ambiente?

Para fazer uso dessa nova infraestrutura, as empresas precisarão atualizar seus sistemas emissores de documentos fiscais. Empresas que utilizam os emissores gratuitos disponíveis pelo fisco deverão manter a aplicação sempre atualizada. Já as empresas que utilizam sistema próprio, precisarão trocar em seus sistemas os endereços de internet (URL dos WebServices) pelos quais a aplicação emissora se comunica com o ambiente autorizador da Receita Estadual. A lista dos novos endereços (URL) está publicada nos Portais Nacionais e no site da Secretaria da Fazenda.

A infraestrutura atual continuará em funcionamento nos mesmos endereços de internet atuais. No entanto, é recomendável que os sistemas emissores das empresas sejam atualizados o mais breve possível, pois estes endereços serão desativados em futuro próximo.

Dois milhões de documentos por dia

Atualmente são autorizados no RS, por dia, mais de dois milhões de documentos fiscais eletrônicos, entre notas fiscais, conhecimentos de transporte e manifestos de carga, emitidos por mais de 150 mil empresas do país. Isso porque, além de atender aos contribuintes gaúchos, A Secretaria da Fazenda também fornece aos demais estados o ambiente para a autorização de documentos eletrônicos.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726