Notícia

PROFISSÃO - Auditoria interna e contabilidade
Data da postagem: 30-06-2014

Em pesquisa realizada há alguns anos pelo departamento de estudos econômicos do governo norte-americano e divulgada no jornal The New York Times, a função de auditor interno aparecia entre os top 5 — como uma das principais carreiras em ascensão até 2018. A análise é uma comprovação clara da valorização da profissão exposta na maior potência econômica do mundo.

No Brasil, esse retrato também é verossímil. Somos hoje cerca de 45 mil profissionais atuando nos mais diversos setores privados e públicos. Grande parte desses auditores ocupa posição estratégica, com assento garantido nas principais reuniões das organizações.

Embora seja uma profissão multidisciplinar, que aceita graduados dos mais diversos setores, como engenharia, direito, tecnologia da informação e até médicos, boa parte dos auditores internos traz na bagagem o conhecimento e a prática de ciências contábeis. A relação incomum é natural, pois necessitam utilizar similares atributos técnicos, como análises documentais, avaliação de balanços e o zelo pela saúde fiscal da empresa.

De posse de know-how inicial para atuar em um mercado efervescente, cada vez mais contadores têm migrado para auditoria interna em busca de posições desafiadoras e ganhos atrativos. A profissão é respeitada dentro de corporações e os resultados dos projetos realizados são reportados, muitas vezes, diretamente ao conselho de administração e à presidência de grandes companhias.

Entendemos que uma característica positiva do trabalho do auditor é a possibilidade de conhecer com profundidade todas as áreas de uma organização, pois somente dessa forma agrega-se valor com foco no negócio. Auditores brasileiros estão planejando seus trabalhos com um posicionamento mais atento à visão de riscos, à legislação do país e às normas internacionais que regem as atividades da profissão.

Temos hoje disponíveis recursos de capacitação profissional com cursos, treinamentos e certificações internacionais alinhados ao que há de mais moderno no mundo da auditoria interna. São ferramentas capazes de contribuir, de forma rápida, com o ingresso de profissionais interessados em atuar no setor.

[...]

Cabe a esse profissional a missão de estruturar e zelar por projetos de plataformas seguras de gerenciamento de riscos e governanças corporativas capazes de fortalecer e evitar fraudes e multas que comprometeriam a saúde financeira das empresas.

Nós auditores internos temos o dever de promover processos financeiros transparentes em prol de um país mais lícito, filosofia essa também compartilhada por profissionais que atuam em contabilidade. O mercado está aberto e aquecido e as oportunidades são latentes e reais. Um contador seguramente já caminhou muito para estar próximo de um departamento de auditoria interna. Basta vontade e capacitação.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726