Notícia

RECEITA FEDERAL LANÇA MANUAL DA MALHA FINA E DA NOVA MALHA FISCAL DIGITAL NESTA QUINTA-FEIRA (13)
Data da postagem: 12-07-2023

Nesta quinta-feira (13), a Receita Federal, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fenacon se reúnem para o lançamento do manual da Malha Fina e da Nova Malha Fiscal Digital.

Com objetivo de melhorar a conformidade tributária no país, o evento quer contribuir para a facilitação das obrigações fiscais e vai falar também sobre as últimas ações da Receita Federal.

Na ocasião, serão articuladas as novas orientações sobre o processamento da declaração de Imposto de Renda e da malha fiscal.

Ao enviar a Declaração de Imposto de Renda, o preenchimento é analisado pelos sistemas da Receita Federal. São verificadas as informações que o contribuinte declarou e comparadas com informações fornecidas por outras entidades, que também entregam declarações à Receita, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde e outros.

Diferente do que muitos acreditam, cair na malha fiscal ("malha fina") não significa que a declaração esteja errada, mas o cidadão pode ter que comprovar algumas informações declaradas.

Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas e as informações apresentadas pelas outras entidades, sua declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou "malha fina" como é popularmente conhecida.

Vale reforçar que o contribuinte não receberá a sua restituição enquanto a sua declaração estiver em análise na malha.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726