Notícia

Imposto de Renda 2018: é possível incluir familiar com imóvel próprio como dependente?
Data da postagem: 09-04-2018
Veja abaixo resposta de Átila Melo Silva, advogado especialista em direito tributário do Manna, Melo & Szperman Advogados, para pergunta sobre a possibilidade de colocar familiares como dependentes, mesmo que eles tenham imóveis próprios.
 
"Posso colocar minha mãe como dependente mesmo ela tendo imóvel próprio? Os rendimentos dela são abaixo do limite."
 
Resposta: "Sim. Nos termos das normas da Receita Federal, os pais, avós e bisavós que, em 2017, tenham recebido rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 22.847,76, podem figurar como dependente, independente de possuir imóvel."
 
A inclusão na declaração de um dependente que receba rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual, de qualquer valor, obriga a que sejam incluídos tais rendimentos na Declaração de Ajuste Anual do declarante.
 
No caso de dependentes comuns e declaração em separado, cada declarante pode deduzir os valores relativos a qualquer dos dependentes comuns, desde que nenhum deles conste simultaneamente na declaração do outro declarante. Neste caso ainda, o imóvel da mãe, precisa constar na ficha de bens e direitos."
Fonte: G1

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726