Notícia

MEDIDA PROVISÓRIA PERDE VALIDADE E IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE O DIESEL FICAM ZERADOS ATÉ O FINAL DO ANO
Data da postagem: 06-10-2023

 

Na terça-feira (3), a medida provisória (MP) que instituiu o programa de descontos para carros novos e determinou o aumento parcial dos impostos federais sobre o diesel perdeu a sua validade. Com isso, os tributos incidentes sobre o combustível voltam a ser zerados até o dia 31 de dezembro de 2023.

A informação foi oficialmente confirmada pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), que antecipa uma possível redução significativa no preço final ao consumidor, devido à eliminação dos R$ 0,12 de impostos por litro.

A medida provisória 1.175 de 2023, publicada em 5 de junho, inicialmente tinha uma validade de 60 dias e foi prorrogada por mais 60 dias. No entanto, o texto não foi submetido a votação no Congresso Nacional, resultando na sua perda de eficácia. Desta forma, o que prevalece é o que já estava estabelecido na lei publicada em maio deste ano, que garantia a isenção dos impostos até o final de dezembro.

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), em nota emitida na quarta-feira (4), expressou a expectativa de que as distribuidoras de combustíveis repassem imediatamente a isenção dos impostos federais, o que impactará diretamente na redução dos preços do óleo diesel.

As alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel e o biodiesel permaneceram zeradas desde 2021 como parte de uma estratégia para reduzir o custo do combustível para os consumidores.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726