Notícia

IAASB: NOVA NORMA PROMETE MELHORAR CONFIANÇA NOS RELATÓRIOS FINANCEIROS
Data da postagem: 06-02-2024
O International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) publicou uma nova norma destinada a atender às necessidades específicas de auditoria de empresas e organizações menos complexas.  
 
Denominada Norma Internacional de Auditoria para Entidades Menos Complexas, ou ISA for LCE, esta norma foi desenvolvida como um novo padrão independente de auditoria global. 
 
Construída com base nas respeitadas Normas Internacionais de Auditoria (ISA), a ISA for LCE tem como objetivo principal aumentar a confiança nos relatórios financeiros, promover a consistência global na aplicação de normas de auditoria para entidades menos complexas e reduzir o risco de divergência jurisdicional.  
 
O destaque da nova norma está na abordagem proporcional e personalizada às necessidades únicas de auditoria dessas entidades menores. Ou seja, se as atividades empresariais, estruturas organizacionais, funções financeiras, tecnologia e estrutura contábil forem menos complexas, a norma poderá ser utilizada.  
 
Além disso, a norma reconhece as necessidades distintas dos auditores que trabalham com pequenas empresas, fornecendo orientações adaptadas às suas demandas. 
 
A nova norma está programada para entrar em vigor em 15 de dezembro de 2025, com a possibilidade de adoção antecipada. No entanto, antes que a norma possa ser aplicada, cada jurisdição deve decidir se irá adotá-la.  
 
Enquanto as jurisdições consideram essa possibilidade, a comunidade contábil global aguarda o impacto positivo das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros para Entidades de Pequeno e Médio Porte (IFRS para PMEs) nas auditorias de empresas menores e menos complexas em todo o mundo. 
 
A expectativa é que a adoção da ISA for LCE eleve a qualidade das auditorias de entidades menos complexas, alinhando-se ao objetivo mais amplo do Iaasb de promover confiança nos mercados financeiros e entre os investidores, em linha com o impacto das IFRS para Pequenas e Médias Empresas (IFRS para PMEs). 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726