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USUÁRIOS RELATAM ERRO CÓDIGO 301 NO ESOCIAL; SAIBA QUANDO ISSO PODE ACONTECER E COMO RESOLVER
Data da postagem: 26-04-2024

Usuários relatam erro código 301 no eSocial; saiba quando isso pode acontecer e como resolver.
 

Desde terça-feira (22), usuários do fórum do Portal Contábeis começaram a relatar erros ao tentar fechar a folha de pagamento no eSocial. 

De acordo com relatos dos usuários, ao finalizar o procedimento, surge o erro: “Resultado do processamento: 301 - Código do erro: 301.2.

A solicitação não pode ser atendida devido a uma falha não identificada que pode ou não ser temporária. Favor tentar novamente mais tarde. Caso o erro permaneça por um período superior a 6 (seis) horas, favor acessar o Portal do eSocial através do endereço https://www.gov.br/esocial/ptbr/canais_atendimento. Na opção CONTATO, na seção EMPRESAS, selecione PRODUÇÃO EMPRESAS. Preencha o formulário sobre erro 301 informando o código HASH do retorno e o identificador do evento para rastreamento.”

Diversos usuários tentaram contato com o eSocial pelos canais informados, mas não tiveram sucesso, além de tentarem novamente o envio da folha após passadas as horas solicitadas pelo sistema, o que também não deu certo.

Segundo o informativo, o código de erro 301 é utilizado pelo eSocial para tratar situações não esperadas pelo Sistema. São duas situações que geram erros 301:

Falha temporária: normalmente, é causado por indisponibilidades momentâneas de infraestrutura ou nas integrações do eSocial: para processar determinados eventos, o eSocial acessa e recupera dados de outros sistemas, como o cadastro do CPF/CNPJ, procuração eletrônica e outros, que podem estar temporariamente indisponíveis. O Manual de Orientação do Desenvolvedor no Portal do eSocial traz mais informações sobre as integrações. O que fazer? Neste caso, uma nova tentativa de transmissão deve ser suficiente para processar o documento com sucesso.

Falha não catalogada: são erros incomuns para os quais não foram criadas mensagens orientativas para o usuário ou um erro do sistema que precisa de correção (bug). O que fazer? Neste caso, será necessária atuação da equipe técnica para dar solução ao problema, que pode se dar de duas maneiras: 1) Correção do erro técnico do sistema; 2) Criação de uma nova mensagem de orientação de como o usuário deve proceder para resolver o impedimento.

 

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