Notícia

SETORES DEVEM SER BENEFICIADOS COM REFORMA TRIBUTÁRIA, APONTA ESTUDO
Data da postagem: 02-05-2023

 

O projeto de reforma tributária defendido pelo governo poderia gerar ganho final de 7,84% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e elevar lucro de quase todos os setores da economia, de acordo com um estudo publicado recentemente por quatro economistas brasileiros.

Em um universo de 66 setores da economia, apenas 21 acabariam pagando mais impostos que hoje, a maioria do segmento de serviços. Destes, no entanto, em apenas 11 a produção cairia e somente em três isso representaria queda nos lucros.

Os demais veriam uma alta dos lucros, que chega a ser superior a 36% no exercício. Em 33 deles, a alta do lucro ultrapassa 10% e, em 14, fica acima dos 15%.

Segundo o economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pedro Cavalcanti Ferreira, o estudo é inédito no mundo ao usar um arcabouço econômico relativamente recente para simular qual seria o efeito de uma mudança muito parecida, na concepção, com a que vem sendo pregada pela equipe liderada pelo secretário especial da Reforma Tributária, Bernard Appy.

Uma das características do modelo, alimentado com dados da matriz insumo-produto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2015, é justamente encontrar um equilíbrio geral a partir da interconexão entre os setores. Nesse ponto, aparece uma divergência importante: a alíquota do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) que é neutra do ponto de vista da arrecadação, segundo esse exercício, ficou em 6,96%, bem abaixo dos 25% propostos pelo governo federal.

Outro resultado que o modelo traz, e que vai na direção do que prega o governo, é que o grosso do ganho econômico que a reforma traz vem a partir da simplificação das tarifas. Do crescimento de 7,84% esperado para o PIB, 5,97 pontos porcentuais são atribuídos apenas à uniformização das alíquotas, ao passo que 1,87 ponto se dá pela eliminação da taxação cumulativa.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726