Notícia

RECEITA FEDERAL PARTICIPA DA 2ª RODADA DA SELEÇÃO PÚBLICA DE “SO-LUÇÕES DE IA PARA O PODER PÚBLICO”
Data da postagem: 18-08-2023

 

Na próxima segunda, dia 21 de agosto, será realizado o lançamento oficial da 2ª Chamada da Seleção Pública de “Soluções de IA para o Poder Público”. Seu objetivo é apoiar projetos relativos ao desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para aplicações em Desafios Tecnológicos de entidades do Poder Público Federal.

A Receita Federal estará entre os órgãos participantes dessa rodada com um desafio ligado à área aduaneira: Classificação de Mercadorias via Raios-X (X-class). A ideia é que as startups participantes proponham soluções para a análise das imagens de raio-X dos contêineres que possam ser somadas à IA já existente, no Sistema de Seleção Aduaneira por Aprendizado de Máquina (Sisam), que analisa as declarações.

O objetivo é trazer ganhos na detecção de erros de classificação na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e em atividades correlacionadas como a detecção de erros de quantidade, a detecção de itens não listados e a previsão dos códigos NCM corretos para cada mercadoria. O melhor projeto apresentado receberá recursos de subvenção econômica para startups para o seu desenvolvimento.

Cada empresa poderá enviar até duas propostas, desde que em Desafios Tecnológicos distintos. As propostas devem ser submetidas por startups que atendam os requisitos expostos no edital, e serão apoiados os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico.

Para explicar mais detalhes do edital da seleção, o ministério promoverá uma transmissão ao vivo no dia 21/8 (segunda-feira), às 11h.

Acompanhe o evento no site da RFB.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726