Notícia

Preciso declarar rendimento se não tenho comprovante da fonte pagadora?
Data da postagem: 19-03-2018
Recebi diversos rendimentos durante o ano, mas não possuo comprovantes de todas as fontes pagadoras. Devo declarar somente os rendimentos comprovados por documentos?
 
Não. Você deve oferecer à tributação todos os rendimentos tributáveis recebidos no ano-calendário de pessoas físicas ou jurídicas, mesmo que não tenha recebido comprovante das fontes pagadoras, ou que este tenha se extraviado. Se você não tem os comprovantes, deve solicitar para as fontes pagadoras uma via original, a fim de guardá-la para futura comprovação.
 
Recebo rendimentos de alugueis. Se eu optar pelo desconto simplificado de 20%, posso excluir as despesas com condomínio, taxas, impostos, em relação aos aluguéis recebidos?
 
Sim. O contribuinte, independentemente da opção pelo desconto simplificado ou não, pode informar como rendimento tributável o valor dos aluguéis recebidos, já excluídos os impostos, as taxas e os emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento, desde que o ônus desses encargos tenha sido exclusivamente do declarante, ou seja, que não tenham sido pagos pelo locatário.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726