Notícia

Varejo deve recuperar 3 pontos percentuais em um ano
Data da postagem: 04-04-2017
A projeção é do Instituto de Economia da ACSP com base em dados do IBGE e do Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa mensal da Associação Comercial de São Paulo
 
 
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta uma queda de 3,6% no volume de vendas do varejo nacional no período acumulado de 12 meses terminados em setembro de 2017.
 
Já no período anterior (setembro/2015 a setembro/2016), segundo dados já consolidados, o comércio varejista brasileiro recuou 6,6% em volume de vendas.
 
Se a projeção da ACSP se confirmar, portanto, representará uma recuperação de três pontos percentuais no intervalo de um ano.
 
“A perspectiva é de uma recuperação lenta do varejo nos próximos meses, mas ainda no campo negativo. O aumento do desemprego, a queda na renda do trabalhador e a escassez de crédito dificultam uma retomada mais rápida”, afirma Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
 
Para ele, 2018 será o “verdadeiro ano da retomada do setor”, que voltará a apresentar taxas expressivas de crescimento.
“O ano de 2017 é de transição: estamos superando os efeitos da crise. No ano que vem, tudo sinaliza para tempos melhores”.
 
A projeção foi elaborada pelo Instituto de Economia da ACSP com base em dados do IBGE e do Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa mensal da Associação Comercial de São Paulo.   
 
As informações se referem ao varejo restrito, que não considera automóveis e material de construção e abrange oito atividades:
  1. combustíveis e lubrificantes;
  2. hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;
  3. tecidos, vestuário e calçados;
  4. móveis e eletrodomésticos;
  5. artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria;
  6. livros, jornais, revistas e papelaria;
  7. equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação;
  8. outros artigos de uso pessoal e doméstico.  

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726