Notícia

IR 2023: RECEITA JÁ IDENTIFICOU 2 TIPOS DE GOLPES QUE PODEM PREJUDICAR A DECLARAÇÃO
Data da postagem: 11-04-2023

 

A entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) é um momento que demanda grande responsabilidade e atenção por parte dos contribuintes e todo cuidado na entrega dos rendimentos é importante para evitar problemas com o Fisco. Mas, ainda, há uma preocupação que aumenta a cada ano: o risco de cair nos golpes de roubo de dados e até de dinheiro.

Segundo a Receita Federal, os criminosos aproveitam o período para enviar falsas mensagens informando sobre supostas pendências no CPF do contribuinte e, principalmente os do Sudeste e Nordeste do país, são os principais alvos dos criminosos.

Neste ano, a Receita identificou ao menos dois tipos de golpes.

No primeiro, a pessoa é informada de que está com pendências no CPF e que por isso não conseguirá enviar a declaração. No outro, o contribuinte é avisado sobre um impedimento no recebimento da restituição, causada pela mesma falsa pendência.

O supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, explica que, na maioria das vezes, criminosos enviam mensagens via e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram.

No texto enviado aos contribuintes, é indicado um link para que a pessoa possa regularizar a sua situação e, ao clicar, o computador ou celular ficam comprometidos a serem invadidos por vírus.

A partir daí, os golpistas passam a ter acesso às contas financeiras, redes sociais, fotos e contatos da vítima.

O supervisor do IR alerta que a Receita não envia nenhum link ou mensagem para os contribuintes, por isso é preciso ficar atento a este tipo de conteúdo.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726