Notícia

STJ AUTORIZA USO DE PREJUÍZO FISCAL PARA PAGAMENTO DE JUROS E MULTAS EM SUCESSÕES EMPRESARIAIS
Data da postagem: 18-10-2023

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferiu uma decisão histórica na última sexta-feira (13), que terá um impacto significativo no campo tributário e empresarial. Esta decisão permite a utilização de prejuízo fiscal para quitar juros e multas relacionados a sucessões empresariais.

No veredito, o STJ considerou que as empresas podem utilizar seus prejuízos fiscais acumulados para compensar os encargos financeiros decorrentes de processos de sucessão empresarial. Essa medida, sem dúvida, aliviará o ônus tributário enfrentado por empresas que passam por processos de transição e sucessão.

O STJ baseou sua decisão em argumentos sólidos e jurisprudência relevante, abrindo assim um precedente importante para casos futuros. Esta decisão marca um passo significativo em direção a uma abordagem mais favorável às empresas que buscam otimizar sua situação tributária durante momentos críticos.

Em resumo, a decisão do STJ de permitir a utilização de prejuízo fiscal para quitar juros e multas de sucessões empresariais representa um marco importante no cenário tributário brasileiro. Isso oferece às empresas uma ferramenta valiosa para aliviar sua carga tributária durante períodos de transição, incentivando a eficiência fiscal e o crescimento econômico.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726