Notícia

SISTEMA NF-E DIVULGA NOTA TÉCNICA 2023.004-V.1.00 E CRIA EVENTO DE CONCILIAÇÃO FINANCEIRA
Data da postagem: 13-12-2023
Na segunda-feira (11), a Receita Federal publicou no Portal da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) a Nota Técnica (NT) 2023.004-v.1.00, divulgando a criação de Evento de Conciliação Financeira (ECONF), além de inclusão e alteração de outros campos e regras de validação. 
 
Esta NT tem o objetivo de prover aos atores envolvidos nos processos da NF-e/NFC-e a possibilidade de anotar no documento fiscal eletrônico as transações financeiras relacionadas, facilitando a vinculação entre documentos fiscais e recursos financeiros recebidos. 
 
A orientação busca ainda encontrar uma solução para pagamentos que ocorrem distantes da data do fato gerador e da emissão do documento fiscal. Portanto, para que seja possível às empresas informarem que o recebimento de recurso está relacionado a determinado documento fiscal, está sendo criado o Evento de Conciliação Financeira – ECONF. Os Ajustes SINIEF nº 3/2023 e 10/2023 prevêem este evento. 
 
A utilização do Evento de Conciliação Financeira – ECONF é facultativa e tem o objetivo de auxiliar as empresas que buscam demonstrar a existência de conformidade fiscal entre as informações financeiras e de meios de pagamentos e os documentos fiscais emitidos. 
 
Entre outras mudanças trazidas pela Nota Técnica, nela constam a criação de novos campos no grupo YA. Informações de Pagamento e nos Grupos Tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que possuem ICMS desonerado. 
 
Também foram alterados campos dos grupos I01. Produtos e Serviços / Declaração de Importação e Z.  
 
Vale dizer que a Sefaz autorizadora disponibilizará um WebService de eventos que será utilizado para autorização do ECONF. Os eventos especificados nesta NT estarão disponíveis para os modelos 55 e 65. 
 
Ainda foram incluídos novos campos ao "Grupo YA. Informações de Pagamento”: 
 
• Os campos CNPJPag e UFPag são de preenchimento facultativo pelo emitente que deseja informar o CNPJ e UF do estabelecimento onde o pagamento foi processado/transacionado/recebido nos casos em que a emissão do documento fiscal ocorrer em estabelecimento distinto. 
 
• Os campos CNPJReceb e idTermPag são destinados a informar o CNPJ do beneficiário do pagamento e o Identificador do terminal de pagamento para fins de integração do pagamento com a emissão do documento fiscal eletrônico. 
 
Nos “Grupos Tributação do ICMS” que possuem ICMS Desonerado, foi criado o campo “indDeduzDeson” para indicar se o valor do ICMS desonerado (vICMSDeson) deduz do valor do item (vProd). 
 
E houve também alteração dos seguintes campos: 
 
No “Grupo I01. Produtos e Serviços / Declaração de Importação”, o campo atual “CNPJ” passa a ser “CNPJ/CPF”, permitindo também que pessoa física seja adquirente ou encomendante. 
 
No “Grupo Z. Informações Adicionais da NF-e”, foram adicionadas novas opções para identificar procedimentos, benefícios e regimes concedidos no âmbito do CONFAZ. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726