Notícia

Como voltar com força ao mercado após pausa na carreira
Data da postagem: 30-10-2018
Voltar ao mercado de trabalho após um longo período exige alguns requisitos. Veja as dicas da especialista Sofia Esteves.
 
 
 
A vida nos prega surpresas e situações imprevisíveis e de repente nos deparamos com momentos em que é necessário dar um tempo no trabalho por variados motivos, seja para realizar o sonho de um doutorado no exterior, tirar um ano sabático para viajar e conhecer o mundo ou sair por conta de uma licença médica.
 
Voltar ao mercado de trabalho após um longo período exige alguns requisitos para uma volta de sucesso.
 
Mas, como superar esse distanciamento e recomeçar com força total no mundo corporativo? Vamos conhecer algumas dicas:
 
– Planeje o retorno, tenha pensamento estratégico e desfrute deste intervalo como se fosse um trabalho: valorize o tempo em que se dedicou para outras atividades, destacando as habilidades despertadas e o conhecimento adquirido.
 
– Pense realmente no que você gostaria de fazer: esta pode ser uma boa chance de reavaliar suas competências e investir em uma nova paixão. Faça a seguinte pergunta: Onde e em que área eu gostaria de trabalhar? Certamente, seus interesses mudaram e investir em uma outra área pode ser uma excelente oportunidade de mudança de carreira.
 
– Muitos profissionais dizem que conseguem identificar novas aberturas de mercado quando estão fora do ambiente profissional, pois conseguem colocar na balança os pontos positivos e negativos de uma forma imparcial. Perceba o que mudou ou está mudando ao seu redor. Grandes companhias começaram assim.
 
– Faça uma pesquisa com “as melhores empresas para se trabalhar”, seus segmentos, ramos de atuação, oportunidades, formas de trabalho e avalie qual o tipo de empresa você gostaria de trabalhar.
 
– Reacenda sua confiança. A volta pode trazer muita insegurança. Então, lembre-se de tudo o que já realizou e faça uma lista das habilidades, competências e diferenciais. Volte revigorado e com toda aquela energia que contagia a todos que estão a sua volta!
 
– Atualize-se e seja amigo da tecnologia. Atualize seu CV, Linkedin, perfil nas redes sociais e caso seja necessário, peça ajuda de um profissional.
 
– Divida com amigos, conhecidos e ex-colegas de trabalho que sua meta é retomar o mercado de trabalho. Acessar o networking é fundamental, pois certamente, as oportunidades de trabalho surgirão destes pontos de contato. Passe uma mensagem clara de que se está procurando emprego ou buscando montar ou adquirir um negócio.
 
Durante esse período off, considere algumas atividades, como por exemplo, o trabalho voluntário e nunca deixe de adquirir conhecimento, pois continuar se abastecendo de informações sobre a sua e outras áreas de atuação, mantém corpo e mente em constante desenvolvimento. Não há nada de errado em dar um break no profissional em busca de outros propósitos de vida. A volta para o mercado não precisa ser assustadora. Identifique suas paixões e procure de forma proativa a oportunidade certa, com foco, determinação e planejamento! E não se esqueça, a nova atividade precisa fazer sentido e proporcionar satisfação e motivação diária!
Fonte: Revista Exame

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726